sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia da Floresta Autóctone

Celebra-se  no dia 23 de Novembro o Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores no início da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.
O Dia da Floresta Autóctone foi instituído para promover a conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental e a necessidade de as proteger.
Assim, é também preocupação de todos os  alunos da escola e do  Clube da Floresta "Os Fachos da Floresta", a proteção das espécies autóctones, pelo que não deixaram passar a data sem desenvolverem actividades promotoras de cuidados para com a Floresta.
O dia foi comemorado com uma palestra sobre Floresta Autóctone, proferida pelo Engenheiro Carlos do Carmo do Gabinete Técnico  Florestal da Câmara Municipal de Esposende, dirigida aos alunos do 1º ciclo.






No final da palestra desenvolveu-se o Jogo da Memória com diversas folhas de árvores autóctones.
Todos os alunos estiveram muito atentos, interessados e empenhados em conseguir as combinações pretendidas.







Para os alunos do pré-escolar foi contada a história "A Floresta Mágica"   pelas engenheiras Sandra e Anabela do Departamento de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Esposende.
Foi uma história interessante com interactividade que os alunos adoraram. Ficaram a conhecer o nome de algumas espécies autóctones e de vários animais que vivem na floresta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário