quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Doente

A escola associou-se às comemorações do Dia Mundial do Doente. Alicerçado no projecto "Saber Crescer em Cidadania - atitudes e valores", os alunos realizaram pesquisas sobre o tema. Depois, resolveram tratar os direitos e deveres dos doentes, ilustrando cada um deles. De seguida, elaboraram um cartaz com todos os trabalhos.
No 15 deslocaram-se ao Centro de Saúde da localidade.
Fica aqui o texto que prepararam e leram a todos que lá se encontravam:

Nós somos alunos da escola do Facho e estamos aqui para assinalar o Dia Mundial do Doente que se comemorou na passada Sexta-feira. Por razões de organização do Centro de Saúde, não foi possível efectuar a visita nesse dia.
Agradecemos a todos os profissionais de saúde presentes e aos utentes toda a simpatia e generosidade com que nos receberam.

A nossa visita foi preparada no âmbito do projecto “Saber Crescer em Cidadania – atitudes e valores”. Assim, decidimos assinalar o Dia Mundial do Doente, pesquisando na internet sobre os direitos e deveres dos doentes.
Sabiam que todos os doentes têm direitos e que também têm deveres? E sabem quem foi o fundador desse dia?
Pois… se calhar nunca tinham pensado nisso!
Das nossas pesquisas conseguimos descobrir que o fundador desse dia foi o Papa João Paulo II, em 1992. Este dia é, anualmente, celebrado para apelar à humanidade e para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.
Para promover a sensibilização, cada um de nós, ilustrou um direito ou um dever que depois compilamos num cartaz. Esse cartaz vai ser oferecido ao Centro de Saúde que o afixará em local visível.
Nesta visita queremos também deixar uma palavra de coragem e agradecimento a todos os profissionais da área da saúde e quantos com eles, muitas vezes voluntariamente, colaboram, assim como as famílias dos doentes, companheiras do sofrimento e da esperança.
Sabemos que a doença nos toca a todos, no passado, no presente ou no futuro, mas, com esta cadeia solidária, pretendemos minorar o sofrimento dos outros.






2 comentários: