terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Poema

Após terem estudado o poema "Fui a Viana a cavalo numa cana...", de António Mota, retirado de "Se tu visses o que eu vi", os alunos do 4º/D quiseram experimentar rimar como o autor e escreveram o texto que se segue.


Fui a Portalegre a cavalo numa lebre
Fui ao Estoril a cavalo num tamboril 
Fui a Santa Maria a cavalo na minha tia
Fui a Évora a cavalo na Débora
Fui a Monção a cavalo num melão
Fui a Loulé a cavalo num café
Fui a Lisboa a cavalo numa meloa
Fui à Estela a cavalo numa panela
Fui a Caminha a cavalo numa estrelinha
Fui a Famalicão a cavalo num camaleão
Fui a Arcos de Valdevez a cavalo num bicho maltês
Fui à Madeira a cavalo numa trepadeira
Fui a Viseu a cavalo num judeu
Fui à Guarda a cavalo numa espada
Fui a Beja a cavalo numa cereja
Fui a Castelo Branco a cavalo num banco
Fui à horta a cavalo numa orca
Fui a Guimarães a cavalo nuns cães
Fui a Constança a cavalo numa pança
Fui ao Fundão a cavalo num camião
Fui a Cascais a cavalo nuns pardais
Finalmente, o cavalo se cansou
e a viagem terminou!

2 comentários: